Método UCPE - Para retirar o óleo dos fios mantendo a nutrição

O método UCPE significa umectar,condicionar,pausar e enxaguar.
Eu confesso que nunca tinha ouvido falar na técnica até que uma das meninas fofas do grupo Low Pow para iniciantes do Facebook me indicou tirar a umectação dessa forma.
metodo ucpe retirar oleo sem shampoo
O que é UCPE: Um método para retirar umectação sem shampoo.
A idéia é que o shampoo (mesmo os mais suaves) acabam retirando boa parte da nutrição que os óleos vegetais proporcionam ao cabelo e por isso o UCPE substitui o shampoo por condicionador na lavagem pós umectação.

Como fazer:
Você faz a umectação normal no cabelo e deixa o óleo(vegetal e puro sempre)o tempo que desejar nos fios (mínimo de 1h e no máximo uma noite inteira).

Quando faltar cerca de 20min para retirar a umectação,você deve aplicar um condicionador leve e de preferência sem petrolatos e silicones(mesmo que você não seja adepta das técnicas low poo/no poo o ideal é que o condicionador seja o mais simples e leve possível).
Isso porque quanto mais leve e balanceado for a composição do condicionador,menos chance de pesar nos fios e fazer a limpeza do óleo vegetal.

A aplicação do condicionador deve ser abundante,sempre massageando o couro cabeludo e enluvando os fios do comprimento até as pontas.
Deixe pausar entre 30 e 40 minutos com o condicionador e enxague bem o cabelo.

Agora vamos a minha experiência com o método UCPE:


Método UCPE - Para retirar o óleo dos fios mantendo a nutrição


Tentativa 1
Na primeira vez que testei o UCPE segui direitinho o passo a passo que descrevi acima e como condicionador escolhi o Yamasterol Argan(tem resenha completa dele nesse post aqui).
metodo ucpe com yamasterol argan
E....foi um desastre.
Na verdade nessa primeira vez eu não deixei o condicionador no cabelo o tempo necessário ( acho que fiquei uns 15 minutos).
Meu cabelo ficou muito seboso e o óleo não saiu por completo.
Tive que voltar para o chuveiro e lavar todo o cabelo com shampoo.

Como não desisto assim tão fácil resolvi tentar o UCPE mais uma vez:

Tentativa 2
Dessa vez apliquei menos óleo vegetal na umectação(se atentem a quantidade de óleo,porque não é necessário encharcar o cabelo) e deixei o condicionador uns 30 minutos no cabelo.
Segui a mesma técnica da tentativa 1,mas dessa vez usei o Yamasterol branco como condicionador e co-wash.
metodo ucpe com yamasterol branco
O que eu fiz de diferente:Depois de enxaguar o condicionador e o óleo do cabelo,apliquei mais condicionador e massageei bastante(essa lavagem com condicionador chama-se co wash),além de deixar o creme mais tempo nos fios.
Enxaguei bem.

Dessa vez o resultado foi bem melhor e o óleo de fato saiu por completo.
Meu cabelo não pesou,mas o yamasterol branco tem proteína hidrolisada e não achei que ele tenha se saído bem nessa etapa de nutrição/umectação,justamente porque ele não é tão levinho.
Meu cabelo secou com muito frizz e bem menos macio e brilhante do que quando faço umectação e retiro com shampoo.

Tentativa 3
Fiz o mesmo processo da tentativa 02 só que dessa vez o produto escolhido para retirar a umectação foi o Yamasterol amarelinho e após retirar todo o óleo apliquei um pouquinho de máscara hidratante.
metodo ucpe yamasterol amarelo
Dessa vez funcionou.
O Yamasterol amarelo tirou todo o óleo e meu cabelo ficou super macio e sem frizz.

Conclusão:A proposta do método UCPE é muito válida e para mim faz todo sentido.
Só que eu não gosto de ser radical então não da para dizer que é o melhor método nem que vai funcionar em todo tipo de cabelo.
Tem que testar,não tem jeito e achar a melhor forma de aproveitar a umectação no que ele oferece de melhor:maciez,maleabilidade e controle do frizz.

E você?
Ja fez UCPE?
Conta aí como você faz e os produtos que usa :)

Comentários

  1. Na primeira vez que tentei passei muito oleo e pouco yamasterol amarelo, ficou um horror. Ai na segunda passei menos oleo e bem mais yamasterol e deu super certo :)
    ucpe é vida, rs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada por tagarelar comigo!

Postagens mais visitadas deste blog

Cabelos porosos - Como identificar e como tratar

Como se vestir para um Baile de Máscaras

Cabelos porosos - 5 shampoos para porosidade capilar