Vinagre de maçã no cabelo - 5 formas favoritas de uso

Eu realmente incorporei o vinagre de maçã na minha rotina de cuidados com o cabelo.
Sempre que descubro uma receitinha diferente corro testar e o resultado é sempre muito,muito bom.

O vinagre de maçã é um produto acidificante que ajuda a equilibrar o PH do cabelo ( o PH ideal varia entre 4,5 e 5,5).
O PH do vinagre varia de 2,5 a 4,5, o que faz com que ele devolva ao cabelo a acidez ideal ( que geralmente é comprometida pelo uso de produtos com PH diferentes do ideal para nossos fios).
Como resultado,o uso do vinagre de maçã no cabelo proporciona redução da porosidade (aquele aspecto espigado e com frizz) e doa muito brilho.
Já postei aqui no blog todas as formas de uso no vinagre de maçã que já testei e resolvi reunir todas nesse post para facilitar.
Vale ressaltar que essas receitinhas funcionam bem no meu cabelo e podem não funcionar tão bem em outros,mas não tem jeito,quando o assunto é cabelo a melhor forma é testar e escolher qual as melhores receitas para você.

Vinagre de maçã no cabelo - Minhas formas favoritas de uso


1.Enxaguando o cabelo com vinagre de maçã

Essa é a forma mais clássica de uso e eu adoro.
Faço assim:Lavo o cabelo normalmente com shampoo e aplico máscara de tratamento.
Após enxaguar a máscara misturo 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água mineral e jogo essa mistura no cabelo como último enxague.
Seco e finalizo normalmente com um leave-in.
Post completo com os resultados dessa receitinha aqui.


2.Vinagre de maçã no condicionador

Minha receitinha favorita que da um super brilho no cabelo.
Faço assim:Depois de lavar o cabelo com shampoo,misturo 1 colher de sopa de vinagre de maçã no condicionador (uso muito o Condicionador hidratante da Ox que tem PH baixo) e deixo agir por cerca de 3 minutinhos.
Enxáguo e finalizo como de costume.
Post completo aqui.


3.Reconstrução ácida com vinagre de maçã

Um super tratamento reconstrutor e acidificante,
Faço assim:Lavo o cabelo com shampoo,enxáguo  e aplico o vinagre de maçã diluído em água filtrada deixando agir por 5 minutos
Aplico uma máscara reconstrutora com uma borrifada de queratina líquida e deixo agir 20 minutos(esse tempo é o indicado na embalagem da máscara que eu usei,você sempre deve respeitar o tempo de pausa indicado na sua máscara).
Enxaguo novamente e aplico o condicionador.
Depois enxaguo uma última vez com o resto de vinagre diluído em água que sobrou da 2ª etapa (bem pouquinho).
Finalizo com creme de pentear.

OBS: Eu aplico o vinagre também por último para que ele possa ter uma ação selando as cutículas do cabelo,mas já vi receitas em que é possível inverter e aplicar o vinagre antes do condicionador ou somente na segunda etapa da reconstrução.
Saiba mais sobre essa receitinha nesse post aqui.


4.Vinagre de maçã como primer capilar

É uma receitinha controversa mas no meu cabelo funciona bem e faz todo o sentido.
Como o vinagre atua no controle da porosidade alta(e meu cabelo é super poroso),usar o vinagre de maçã antes dos tratamentos faz com que meu cabelo absorva melhor o tratamento já que o cabelo com porosidade alta tem dificuldade em absorver os ativos.
Tenho feito assim: Misturo 2 colheres de sopa de vinagre em 150ml de água (mineral),coloco no borrifador e aplico no cabelo após o shampoo.
Deixo uns 10 minutinhos e enxáguo.
Post completo aqui.

5.Spray caseiro para dar brilho aos cabelos

Esse spray é maravilhoso e super prático para dar mais brilho aos fios.
Misturo em um borrifador,1/2 xícara de vinagre de maçã com 2 xícaras de água mineral e borrifo nos fios enxutos com toalha.
Esse spray pode ficar até uma semana na geladeira.
Tem mais detalhes nesse post aqui.

Seja qual for sua forma favorita de usar vinagre de maçã no cabelo é importante saber que não é indicado o uso frequente,tipo todo dia,ok?
Eu faço uso no máximo 2x por semana e procuro alternar essas 05 receitinhas.

Agora conta pra gente: Qual sua receitinha com vinagre de maçã?

Comentários

  1. Querida, tenho usado tuas dicas e estou amando. Fiz a técnica de umectar, condicionar, pausar e enxaguar e meu cabelo DERRETEU na primeira vez (aquele creme de azeite da Lola + óleo de coco, depois condicionei com yamasterol co-wash). Na segunda umectei só com óleo de gergelim e condicionei com o yamasterol clássico e já não foi tão legal. Sendo crítica, não deu muito resultado. Mas na primeira... noooossa! Agora vou usar o vinagre como primer.
    DÚVIDA: no post da moça que inventou a técnica ela usa vinagre + condicionador. Vc já usa com água... Testou do jeito dela e não foi tão bom, é? Conta aí, please. Beijo e parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Ana,que fofa você!
    Obrigada pelo carinho,viu?!
    Então...sabe que eu não sei pq ainda não testei com condicionador?kkkk
    Mas com certeza deve funcionar sim,porque eu amo misturar o vinagre nos meus condicionadores.
    Vou testar essa semana e te falo e se vc testar primeiro vem aqui contar,ta? :)
    Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHAHA E eu achando que tinha "algo" pra usares só com água. Obrigada por responder <3 E parabéns novamente.
    Outra dúvida: tens algo por aqui sobre tinturas? Meu cabelo é crespo e não estou fazendo mais nada de química há mais ou menos 1 ano, mas pinto no salão 1x por mês e quero melhorar isso também, sabe? A tinta não pega totalmente nos meus brancos mais por dentro do cabelo e nos por cima, nem sempre pega bem. Costumamos lavar com shampoo de limpeza profunda antes de pintar, pq a cabeleireira diz que meu cabelo é muito hidratado e por isso a tinta não entra, mas agora que comecei a ler eu blog e alguns grupos de cabelo no Face, não sei mais nada de nada em relação a isso.
    Tens posts pra me recomendar?

    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana...eu não entendo quase nada de tintura mas não acredito que o fato da tinta não pegar seja por causa da hidratação do seu cabelo.Tenho um amigo cabeleireiro que faz uns cabelos loiros maravilhosos.Vou perguntar sobre isso e te falo!!!Bjs lindona.

      Excluir
  4. Oie! Obrigada! Fala com ele e conta, pq está na hora de pintar e estou enrolando... Mas o meu não é loiro, tá?

    SOBRE o primer com vinagre + condicionador... Fiz assim>
    Lavei os cabelos com shampoo Curly Wurly, da Lola. Sequei bem e apliquei mistura do vinagre de maçã (o meu é orgânico) + condicionador Comigo ninguém pode, Lola também, pq era o único que eu tinha certeza de não conter nada que a Karina (do Acorda, Bonita) dizia pra não ter (silicone, parafina e óleo mineral).
    Deixei 10 minutos certinho. Tirei tudo e apliquei a máscara (Sete óleos, da Widi. Deixei mais 10 minutos e na hora de enxaguar até achei o cabelo mais molinho, mas formou um bolo de nós no canto superior esquerdo que não saía por nada... Costumo desembaraçar no banho, com os dedos. Menina... passei spray só do vinagre com água mineral, nada. Passei Yamasterol clássico, nada. Passei Phytoervas Coco e Algodão, nada. Neutrox clássico, nada. Comigo ninguém pode, daí começou a dar jeito... E lá vai água... Nunca tinha acontecido isso comigo na vida, de não conseguir desembaraçar todo o cabelo no banho, com os dedos. Daí me rendi, enxaguei horrores, finalizei com spray do vinagre + água mineral e paciência. Passei Meus Cachos, Minha Vida (Lola) e daí sim, com pente, consegui desembaraçar. No final, depois de modelar os cachos, passei um pouco de óleo de coco por cima de tudo. O cabelo ficou BEM gostoso, hoje também.
    Mas estou com muitos, muitos, muitos fios novos, que dão um frizz terrível... E acho que estou com scab hair.

    AHHHH, eu achei que o processo todo também abriu meus cachos.

    Desculpa o relato longo, mas mais longo foi o processo todo, hehe.

    Resumindo> não acho que o problema pra desembaraçar tenha a ver com nenhuma das aplicações. Meu cabelo deveria estar com nó antes e eu não notei... Vou tentar tudo novamente, com vinagre + condicionador como primer.

    Por enquanto, das coisas que aprendi aqui, a umectação + UCPE está 'ganhando'. Quero tentar o tal LOC também, mas preciso rever direitinho como faz e ver se tenho tds os produtos necessários.

    Beijo e obrigada!!! <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada por tagarelar comigo!

Postagens mais visitadas deste blog

Cabelos porosos - Como identificar e como tratar

Como se vestir para um Baile de Máscaras

Cabelos porosos - 5 shampoos para porosidade capilar