Cor de Base

O post de hoje é sobre base,mais precisamente sobre cor de base!

Você sabe qual a real cor da sua pele?


cor de base tons pele

E na hora de escolher uma base,sempre acerta na cor?
Eu, particularmente, acho que base é um item indispensável na coleção de maquiagem de qualquer pessoa.Mesmo para quem tem a pele perfeita e livre de imperfeições, a base se faz necessária para  iluminar,eliminar a aparência de cansada ou mesmo para ajudar na fixação de outros produtos, como o blush por exemplo.

Se você escolher a textura e o tom que combina com seu tipo e cor de pele,esqueça o temido efeito reboco meu bem,porque a base vai desaparecer no seu rosto e ninguém vai perceber que você está maquiada.Vão pensar que você nasceu com pele de rica e phyna,toda trabalhada no pelling de cristal.
base cor tons pele
Falando em cores,como você escolhe a cor da sua base?Segue o padrão da maioria das marcas que vendem make no Brasil?Claro,médio e escuro?

Esse tipo de divisão dificilmente permite que encontremos a cor de base perfeita, porque temos nuances diferentes de pele.Por exemplo você pode ser clara e rosada,clara e amarelada,clara e neutra.Por isso muitas vezes uma cor de base pode parecer cinza na nossa pele ou cor de tijolo por exemplo.Quando isso acontece é batata: a cor está errada.
As marcas internacionais sacaram essas diferenças e ofereceram uma gama bem ampla de cores para os mais diferentes tons e subtons de pele e nesse aspecto a MAC(marca canadense de make bapho e a minha favorita ever )dá um show.

A MAC divide os tipo de pele em subtons:
  • NW(Neutral Warm) -Cores mais “quentes” que puxam para o neutro –rosado
  • NC(Neutral Cool)   - Cores mais frias que puxam pro neutro-amarelado.
A numeração vai do 15 ao 60, sendo 15 o tom mais claro e o 60 mais escuro.
  • Peles claras: até 30
  • Peles médias: entre 35 e 42
  • Peles escuras: entre 45 e 60
Para saber se você é mais rosada (NW) ou mais amarelada (NC) tenho uma dica : Observe as veias do seu antebraço,se forem esverdeadas você é NC e se forem azuladas você é NW.
Outro ponto importante:a cor da base deve ser exatamente do tom da sua pele,nem mais clara nem mais escura, ok?Então se você é bem branquinha e quer um efeito bronzeado aposte em blushes e bronzers para conseguir esse efeito mas esqueça a história de comprar base mais escura porque fica artificial.

O ideal é que você tenha dois tons de bases: uma para o inverno(quando você está na sua cor natural) e uma para o verão que é quando pegamos mais Sol.Eu, por exemplo, uso NC30 no inverno e NC35/37 no verão. Dá uma boa diferença.
Na hora de comprar base na loja, teste sempre diretamente no seu rosto,de preferência na região da mandíbula.Não adianta testar no braço ou na mão,porque não são nesses lugares que você vai usar a base né?!

Enfim...Eu penso que todas nós deveríamos testar pelo menos uma vez na vida uma base MAC, porque eles realmente se preocupam em fazer make de qualidade,que não agrida sua pele e principalmente, eles se preocupam em fabricar cores para todas as raças e etnias.
E sim, é mais caro que Avon e Natura(nada contra ok?)  mas vale muito a pena.

Por exemplo,vocês já perceberam como é difícil encontrar maquiagem para peles negras no Brasil?
Geralmente eles fazem apenas um tom escuro e acham que vai ficar perfeito em todas as negras do país.Grande erro!
As cores da MAC para peles mais escuras vão do 45 ao 60 enquanto que as marcas nacionais fazem apenas uma cor para pele negra: geralmente a cor chama-se escuro(quanta criatividade né?rs).

Por tudo isso se voce souber qual sua cor certinha, fica muito mais fácil comprar bases de outras marcas, porque na internet a maioria das meninas fazem reviews sobre as cores das bases a partir da coloração da "minha marca queridinha".
Por exemplo se sei minha cor na MAC consigo saber qual cor de base comprar na Dior,Lancôme,Revlon,Nars,Maybelline entre tantas outras e tem várias tabelas de comparação de cores na internet que ajudam muito na hora de decidir que cor comprar.

E aí ficou curiosa pra saber qual a sua cor na MAC?
Bom,o ideal é ir na loja testar, mas separei algumas fotos de celebridades e blogueiras que encontrei  para ilustrar cada tonalidade de base da Mac.Ajuda muito,eu mesma descobri minha cor pela internet e acertei na mosca.

Vamos Lá?

            NC15 X NW15                                                     
mac nc15 x nw15

NW20 X NC20
mac nc20 x nw20
          
NW25 X NC25     
mac nc25 x nw25

NC30 X NW30
mac nc30 x nw30

NC35 X NW35
mac nc35 x nw35 
Jessica Alba x  http://www.thefreshfiends.com/


NC40 X NW40
mac nc40 x nw40

NC42
mac nc42
Marina 2beauty(Makeup Diva)

NC45/NW45   
mac nc45 x nw45



NC50 X NW50
mac nc50 x nw50     
Gabrielle Union x  http://www.nerdabouttown.com

NC55 X NW55
mac nc55 x nw55

Swatches:
mac swatches cores
          
Lembrando que a cor pode variar nessas fotos levando-se em conta iluminação e flash,então essas fotos são só para dar uma noção das tonalidades,ok girls?

Ufaaa....Post grande né?rs

Comentários

  1. Eu amei o seu post... perfeita sua colocação...

    Não sei como ninuém pensou nisso antes menina, as fotos comparativas são perfeitas, e eu suspeitava que minha cor não era NW35 quando fiquei laranja rsrrsrsr, a cor bate certinho, mas eu fico alaranjada, e dá um trabalhão para corrigir, tenho ficar passando 3kg de pó mais amarelado para melhorar a situação rsrsr fico grata pelas explicações maravilhosas e parabéns pelo seu blog, muito fofo ele.

    ResponderExcluir
  2. Como assim ninguém ainda agradeceu essa utilidade pública que você postou?!rsrsrs
    Nossa,linda mesmo a sua atitude de postar os tons mais as fotos! Ajuda MUITO! Agora dá pra ter uma ideia de qual pele usa tal base ! Na dúvida do meu tom vou comprar os dois Nc 47 e 50! rsrsrs..Valeu mesmo...Adorei as dicas !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada por tagarelar comigo!

Postagens mais visitadas deste blog

Cabelos porosos - Como identificar e como tratar

Como se vestir para um Baile de Máscaras

Cabelos porosos - 5 shampoos para porosidade capilar