Tratamentos tópicos para acne - Como escolher o melhor para sua pele

Eu sei que muitas vezes ouvimos falar de tantos tratamentos para acne que acabamos não sabendo qual a melhor opção para nossa pele.
Claro que o ideal sempre é consultar um dermatologista, porque esse profissional sem dúvida vai saber indicar qual o melhor ativo para seu tipo de acne.
tratamentos topicos para acne
Mas para ajudar a conhecer melhor alguns tratamentos disponíveis no mercado,resolvi fazer um comparativos entre os tratamentos tópicos que já testei e que realmente funcionaram na minha pele.

Eu já testei muita coisa e travei uma batalha longa contra acne,mas hoje aos 31 anos considero que a situação está sob controle.
Minha pele não é 100% lisinha e na TPM sempre tenho espinhas,mas para mim tá ok.
Não busco e não acredito em perfeição.

Vamos lá?


Tratamentos tópicos para acne - Como escolher o melhor para sua pele


Peróxido de benzoíla
tratamento topico acne peroxido benzoila
Porque funciona:O Peróxido de benzoíla atua como antimicrobiano, promovendo uma leve esfoliação na camada superficial da pele e matando as bactérias que causam os comedões da acne.

O que tem de melhor:A possibilidade de escolher o nível de concentração do produto:2,5%,5%,8% ou 10% e o fato de ser imbatível para espinhas císticas,aquelas que ficam embaixo da pele e são super doloridas.

Mas pode não ser tão bom:Não acho o peróxido de benzoíla tão eficiente para cravos e micro espinhas e de todos os tratamentos tópicos que já usei ele é o que menos reduz a oleosidade da pele.

Adapaleno
tratamento topico acne adapaleno
Porque funciona:É um retinóide com efeito menos irritante e atua na acne como um todo,inclusive promovendo renovação celular na camada mais superficial da pele.

O que tem de melhor:É muito bom para diminuir a oleosidade da pele,acabar com cravos e deixar a pele mais lisinha.Com o tempo o aparecimento das espinhas diminui consideravelmente.

Mas pode não ser tão bom:Como secativo imediato (nesse quesito o peróxido de benzoíla é bem melhor),

Ácido azeláico
tratamento topico acne acido azelaico
Porque funciona:Tem ação antimicrobiana e também atua nas asperezas e espessamento das células da pele.

O que tem de melhor:O efeito nas manchas de acne (as mais escurinhas que aparecem se você espreme ou se a espinha for muito grande).Na minha pele ele ameniza as manchas quase 100%.

Mas pode não ser tão bom:Para quem tem muitas espinhas(grau acima de 3),o ácido azeláico talvez não seja a melhor opção,também se você sofre de acne cística não vejo muito eficácia no tratamento com ácido azeláico.

Ácido retinóico
tratamento topico para acne vitanol
Porque funciona:É um derivado de vitamina A que estimula a renovação celular da pele.

O que tem de melhor:O fato de renovar a pele promovendo uma esfoliação profunda e atuar nos poros deixando a pele mais lisinha.
É muito eficiente para acnes grau I e II.

Mas pode não ser tão bom:Se sua pele for extremamente sensível o ácido retinóico pode irritar a ponto de você não conseguir prosseguir com o tratamento.

Ácido glicólico
tratamento topico para acne triacneal
Porque funciona:É um ácido menos agressivo que promove renovação celular e melhora a textura da pele.

O que tem de melhor:Sua ação nos cravos mais resistentes como os do nariz e o controle da oleosidade da pele.

Mas pode não ser tão bom:Se sua acne for grau maior que 2 ou 3 pode não ser o primeiro tratamento recomendado.Existem produtos mais eficientes para quem tem muita acne inflamada.

Lembrando que todo tratamento deve ser complementado com uma rotina diária de limpeza que deve incluir lavar a pele com o sabonete adequado,esfoliar pelo menos 1x na semana,usar um bom adstringente e um hidratante específico para seu tipo de pele.

E filtro solar sempre,ok?
Psiu:Se quiser mais dicas sobre cuidados da pele oleosa e com acne,clique na tag Acne que tem muitas dicas bacanas que podem ajudar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabelos porosos - Como identificar e como tratar

Como se vestir para um Baile de Máscaras

Cabelos porosos - 5 shampoos para porosidade capilar