Entendendo a composição de produtos de cabelo - Polyquaternium

Confesso que quando comecei a fazer low poo achava um saco ter que ficar lendo as composições dos produtos para saber se tinha ou não componentes proibidos para as técnicas.
Hoje,adoro e estou aprendendo a ir além e identificar pelos ativos a composição se um produto realmente pode entregar o que promete no rótulo.


E isso é fantástico!

Resolvi então dividir o que tenho aprendido nas minhas pesquisas com vocês e em vários posts vamos falar um pouquinho das substâncias que mais aparecem nos rótulos dos produtos,começando por um ativo que eu não imaginava que pudesse fazer tanta diferença na aparência dos cabelos.

Entendendo a composição de produtos de cabelo - Polyquaternium


Ja ouviram falar sobre Polyquartenium?
É uma substância muito comum na composição de produtos capilares.

Primeiro de tudo:Quando se depararem com esse ativo na composição de um produto fiquem tranquilas:é um componente solúvel em água e liberado para no e low poo mas é preciso entender melhor como ele funciona nos fios.

poliquartenium produtos cabelo o que e

Basicamente o polyquartenium é uma boa substância (um polímero) para encontrar na composição de um produto de cabelo.
Ele sempre vai aparecer com uma numeração ao lado e esse número refere-se a densidade desse ativo.Em linhas gerais,quanto mais alto for o número mais potente a ação do polyquaternium quanto a benefícios aos cabelos,que além de hidratação e ação anti-frizz também podem representar melhora na modelagem dos fios,penteabilidade e proteção.


Lembro direitinho das minhas aulas de química:elemento positivo neutralizando elemento negativo.Sendo o polyquartenium um elemento de carga positiva no cabelo, os elementos de carga negativa aparecem em maior quantidade  quando sofrem com danos causados ​​pelo sol, pelo calor e por processos químicos.
polyquaternium cabelos

Nesse caso,quanto mais danificada for a cutícula, e quanto maior for a densidade de carga do polímero(polyquartenium),mais forte será a associação entre o polímero e o cabelo, resultando num condicionamento muito efetivo.Só que isso também pode fazer com que os polímeros fiquem mais difíceis de remover da superfície do cabelo, e em alguns casos pode levar ao acúmulo.

Sim,o polyquaternium funciona também como uma barreira de proteção aos fios criando uma película protetora,mas ao contrário dos petrolatos e parafinas ele sai com água,desde que ele possua a densidade correta para solubilidade.

Mas pode acumular nos fios?
Poder pode, mas isso não significa que de fato vai acumular e mesmo que isso aconteça ele vai ser eliminado na próxima lavagem,ok?

Produtos de cabelos com Polyquaternium

Muitos produtos contém Polyquaternium na fórmula,variando a densidade como nos exemplos abaixo:
produtos de cabelos com polyquartenium
1.Shampoo Low Poo Novex: Polyquaternium  10
2.Sachê Tratamento de Choque Pós Química Manteiga de Abacate Bio Extratus: Polyquaternium  10
3.Máscara Botica Cachos Perfeitos Bio Extratus: Polyquaternium 7 10 e 22
4.Shampoo Efeito Photoshop Inoar: Polyquaternium 10
5.Máscara Éh cabelo seco nem pensar: Polyquaternium 16

Resumo:O polyquartenium é um ativo de excelente ação condicionante e anti-frizz que possui solubilidade em água e portanto é um bom ativo em produtos para o cabelo.

Comentários

Postar um comentário

Muito obrigada por tagarelar comigo!

Postagens mais visitadas deste blog

Cabelos porosos - Como identificar e como tratar

Como se vestir para um Baile de Máscaras

Cabelos porosos - 5 shampoos para porosidade capilar